NINRODE é uma figura da bíblia mencionada em Gênesis e Crônicas. O último filho de Cuxe, portanto, bisneto de Noé, Nimrod foi descrito como um Rei na terra de Sinear a (Mesopotâmia). A Bíblia afirma que ele era “um poderoso caçador diante do Senhor que começou a ser poderoso na terra”. AS Tradições extra-bíblicas posteriores identificaram Nimrod como o governante que encomendou a construção da TORRE DE BABEL, o que levou à sua reputação de rei rebelde contra Deus.
A primeira menção bíblica de Nimrod está na Tabela das Nações . Ele é descrito como o filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé ; e como “um poderoso na terra” e “um poderoso caçador diante do Senhor”. Isso é repetido no Primeiro Livro de Crônicas 1:10, e a “Terra de Nimrod”, é usada como sinônimo de Babilônia Mesopotâmia , é mencionada no Livro de Miquéias 5:6:
Gênesis diz que o “início de seu reino” em hebraico( reshit mamlakhto ) foram as cidades de ” Babel , Erech , Akkad e Calneh na terra de Shinar ” ( Mesopotâmia ) ( Gen 10:10 ) – entendido de várias maneiras para implicar que ele fundou essas cidades, governou sobre eles, ou ambos. Devido a uma ambigüidade no texto hebraico original , não está claro se foi ele ou Ashur quem adicionalmente construiu Nínive , Resen , Rehoboth-Ir e Calah (ambas as interpretações são refletidas em várias versões em inglês ).Sir Walter Raleigh dedicou várias páginas em sua História do Mundo (1614) a recitar estudos anteriores sobre a questão de saber se foi Nimrod ou Ashur quem construiu as cidades na Assíria.
Na tradição judaica e cristã , Nimrod é considerado o líder daqueles que construíram a Torre de Babel na terra de Shinar , embora a Bíblia nunca afirme isso. O reino de Nimrod incluía as cidades de Babel, Erech, Akkad e talvez Calneh , em Shinar (Gn 10:10). Flávio Josefo acreditava que provavelmente foi sob sua direção que a construção de Babel e sua torre começaram; além de Josephus, esta é também a visão encontrada no Talmud ( Chullin 89a, Pesahim 94b, Erubin 53a, Avodah Zarah 53b), e mais tardemidrash como Gênesis Rabba .
Josefo escreveu o seguinte.
Agora foi Nimrod quem os excitou a tal afronta e desprezo a Deus. Ele era neto de Cam, filho de Noé, um homem ousado e de grande força de mão. Ele os persuadiu a não atribuí-lo a Deus, como se fosse por seus meios que eles fossem felizes, mas a acreditar que era sua própria coragem que adquiria essa felicidade. Ele também gradualmente transformou o governo em tirania, não vendo outra maneira de desviar os homens do temor de Deus, mas de levá-los a uma constante dependência de seu poder. Ele também disse que se vingaria de Deus, se tivesse a intenção de afogar o mundo novamente; para isso ele construiria uma torre alta demais para as águas alcançarem. E que ele se vingaria de Deus por destruir seus antepassados. Agora a multidão estava muito pronta para seguir a determinação de Nimrod, e considerar uma covardia submeter-se a Deus; e eles construíram uma torre, sem poupar esforços, nem sendo em qualquer grau negligente sobre o trabalho: e, por causa da multidão de mãos empregadas nela, ela cresceu muito mais cedo do que qualquer um poderia esperar; mas a espessura dela era tão grande e tão fortemente construída que, por isso, sua grande altura parecia, à vista, ser menor do que realmente era. Foi construído de tijolo queimado, cimentado com argamassa, feito de betume, para que não pudesse admitir água. Quando Deus viu que eles agiram tão loucamente, ele não resolveu destruí-los totalmente, uma vez que eles não ficaram mais sábios com a destruição dos ex-pecadores; mas ele causou um tumulto entre eles, produzindo neles diversas línguas, e fazendo com que, através da multidão dessas línguas, eles não devem ser capazes de se entender. O lugar onde eles construíram a torre agora é chamado de Babilônia, por causa da confusão daquela língua que eles entenderam facilmente antes; pois os hebreus querem dizer com a palavra Babel, confusão.
O Livro dos Jubileus menciona o nome de “Nebrod” (a forma grega de Nimrod) apenas como sendo o pai de Azurad , a esposa de Eber e mãe de Peleg (8:7). Este relato tornaria Nimrod um ancestral de Abraão e, portanto, de todos os hebreus .
Nimrod por Yitzhak Danziger
O Talmude Babilônico ( Gittin 56b) atribui a morte de Titus a um inseto que voou para dentro de seu nariz e comeu seu cérebro por sete anos, repetindo outra lenda que se refere ao rei bíblico Nimrod.
Um antigo trabalho árabe conhecido como Kitab al-Magall ou o Livro dos Rolos (parte da literatura clementina ) afirma que Nimrod construiu as cidades de Hadāniūn, Ellasar , Seleucia , Ctesiphon , Rūhīn, Atrapatene , Telalān e outros, que ele começou seu reinado como rei sobre a terra quando Reu tinha 163 anos, e que ele reinou por 69 anos, construindo Nisibis , Raha ( Edesa ) e Haran quando Pelegtinha 50 anos. Acrescenta ainda que Nimrod “viu no céu um pedaço de pano preto e uma coroa”. Chamou Sasan, o tecelão, e ordenou-lhe que lhe fizesse uma coroa igual àquela, na qual colocou joias e a usou. Ele foi supostamente o primeiro rei a usar uma coroa.
0 comentário