A HISTÓRIA DE TAMAR E JUDÁ
No capítulo 38 de Gênesis , Tamar é descrita pela primeira vez como se casando com o filho mais velho de Judá, Er . Por causa de sua maldade, Er foi morto por Deus . Por meio de uma união de levirato tradições semitas, Judá pediu a seu segundo filho, Onã , que fornecesse descendência para Tamar para que a linhagem familiar pudesse continuar. Isto poderia ter repercussões económicas substanciais, com qualquer filho nascido considerado herdeiro do falecido Er, e capaz de reivindicar a dupla parte da herança do primogénito. No entanto, se Er não tivesse filhos, Onan herdaria como o filho mais velho sobrevivente.
Onan realizou coito interrompido . Sua ação desagradou a Deus e assim, como seu irmão mais velho, Deus o matou. Neste ponto, Judá é retratado como vendo Tamar ser amaldiçoada e, portanto, relutante em dar-lhe seu filho mais novo, Selá . Em vez disso, ele diz a Tamar para esperar por Selá. No entanto, mesmo depois de Selá ter crescido, Judá ainda não lhe deu Tamar em casamento. ( Gênesis 38:6 14 Depois que Selá cresceu, Judá ficou viúvo. Depois que Judá lamentou a morte de sua esposa, ele planejou ir a Timnath para tosquiar suas ovelhas. Ao ouvir esta notícia, Tamar se disfarçou de prostituta e foi imediatamente para Timnath, que estava a caminho do destino de Judá. Ao chegar a um lugar perto de Timnath, onde duas estradas se encontravam, [5] Judá viu a mulher, mas não a reconheceu como Tamar por causa do véu que ela usava sobre o rosto. Pensando que ela era uma prostituta, ele solicitou seus serviços. O plano de Tamar era engravidar por meio desse estratagema para que ela pudesse ter um filho na linhagem de Judá, já que Judá não a havia dado a seu filho Selá. Então ela fez o papel de prostituta e fez um acordo com Judá por uma cabra, garantida por seu cajado, selo e cordão. Quando Judá conseguiu enviar uma cabra para Timnath, a fim de coletar seu cajado e selar, a mulher não foi encontrada em lugar nenhum e ninguém sabia de nenhuma prostituta em Timnath. ( Gênesis 38:12–23 )
Três meses depois, Tamar foi acusada de prostituição por causa da gravidez. Ao ouvir esta notícia, Judá ordenou que ela morresse queimada por que era filha de sacerdote de Deus vemos Moisésaplicar a mesma sentença em Levítico 9. Se a filha de um homem que é sacerdote se desonra, prostituindo-se, profana de igual forma a seu pai e deve ser queimada viva diante de todos.
(Levítico, 21) absorvendo tradições (Théo semiticas) . Tamar enviou o cajado, o selo e o cordão para Judá com uma mensagem declarando que o dono desses itens era o homem que a engravidou. Ao reconhecer esses itens como sua segurança, Judá libertou Tamar de sua sentença. Tamar deu à luz gêmeos, Perez e Zerah. O nascimento deles lembra o nascimento dos filhos gêmeos de Rebeca . A parteira marca a mão de Zerah com um cordão escarlate quando ele sai do útero, embora Perez nasça primeiro. Perez é identificado no Livro de Rute como o ancestral do Rei David . ( Rute 4:18–22 ) A narrativa de Gênesis também observa que Judá elogiou a retidão de Tamar e não teve mais relações sexuais com ela. ( Gênesis 38:24–30 )
TAMAR NÃO ERA DE ORIGEM CANANEIA MAS SIM DE ORIGEM SEMITICA
Tamar não era cananeia O texto Bíblico não menciona isso em lugar algum tamar foi a esposa Semita de Judá a primeira esposa de Judá sim o texto nos diz que era cananeia no caso ela foi mãe de Er, Onam, e shelá
Er e onam foram mortos pelo próprio Deus pois eram malignos aos olhos do Senhor, sobre a Origem de Tamar o próprio Nome de Tamar já é de Origem Semitica Aramaica e Árabe ela não era cananeia mas sim De Aram ela era Arameia temos o Apoio das tradições mais antigas Judaicas como jubileus que Diz que ela era Arameia e que na verdade a primeira esposa de Judá era cananeia e isso não agradou a Deus e nem a Jacó pois casar com cananeias era proibido aos semitas, nos inscritos judaicos antigos quando se menciona a origem cananeia de uma esposa de um homem israelita (semita) e citado sua origem para mostrar a indignação por conta da proibição, no caso de Tamar quando não se cita a Origem e porque foi aprovada pela linhagem
Jubileus
[Capítulo 41]
Judá pratica incesto com Tamar, seu remorso e arrependimento.
41.1 No quadragésimo quinto jubileu, na segunda semana, no segundo ano,
[2165 A.M.] Judá tomou para seu primogênito Er uma esposa das filhas de
Arã chamada Tamar. 41.2 Mas ele a desprezou e não se deitou com ela, porque sua mãe era das
filhas de Canaã, e ele queria tomar para si uma esposa da parentela de sua
mãe, mas Judá, seu pai, não o permitia.
Jubileus é a tradição mais antiga oralmente passada pelos antigos israelitas com sua cópia mais antiga do século 8 AC
0 comentário