QUEM FOI O FARAÓ DA ÉPOCA DE ABRAÃO ?
Amenemhat I ( Egípcio Antigo : Ỉmn-m-hꜣt que significa ‘Amon está na vanguarda’), também conhecido como Amenemhet I , foi um faraó do antigo Egito e o primeiro rei da Décima Segunda Dinastia do Reino Médio .
Amenemhat I era provavelmente o mesmo vizir chamado Amenemhat que liderou uma expedição ao Wadi Hammamat sob seu antecessor Mentuhotep IV , e possivelmente o derrubou do poder. Os estudiosos divergem sobre se Mentuhotep IV foi morto por Amenemhat I, mas não há nenhuma evidência independente que sugira isso e pode até ter havido um período de co-regência entre os seus reinados.
Amenemhat I não era de linhagem real, filho de Senusret e Nefert que possivelmente eram parentes da família nomarquial de Elefantina . A composição de algumas obras literárias (a Profecia de Neferti , as Instruções de Amenemhat e, na arquitetura, a reversão aos complexos em estilo piramidal dos governantes da 6ª dinastia são frequentemente considerados como tendo sido tentativas de legitimar seu governo. Textos do período mencionam que sua mãe era do nome Ta-Seti do Alto Egito . Muitos estudiosos nos últimos anos argumentaram que a mãe de Amenemhat I era de origem núbia.
Amenemhat I mudou a capital de Tebas para Itjtawy e foi sepultado em el-Lisht . Ele pode ter sido assassinado.
TENTATIVA DE TOMAR SARA DE ABRAÃO POR CAUSA DA BELEZA DA MULHER SEMITA E A PRIMEIRA PRAGA NO EGITO
A narrativa bíblica nos conta que os príncipes de faraó e o próprio faraó se encantaram de tal forma com a beleza da mulher de Abraão Sara que era uma mulher de origem Semitica caldeia da Mesopotâmia que tomaram sara de Abraão e a colocaram no harém de faraó e então DEUS se enfureceu Contra a casa de faraó e contra tudo que pertencia a faraó, e uma praga misteriosa então tomou o Palácio de faraó seus filhos filhas esposas e servos de tal modo que faraó percebeu que a mulher de Abraão a semita que foi para lá era o motivo de uma maldição, e então devolveu ela a seu esposo que é Abraão.
0 comentário