QUEM SÃO OS JUDEUS SEFARDITAS?
Sefarditas ou sefaradita em hebraico sefaradim plural de sefaradi que é o singular Sefardita é o termo usado para referir os descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha As terras da Península ibérica chamada pelos Árabes de Al Andalus
Os judeus se revoltaram contra o domínio romano sobre a Judeia na Grande Revolta Judaica (66-73) e, com isso, os romanos destruíram Jerusalém em 70 e forçaram a população judaica a deixar os atuais territórios de Israel e Palestina, se dispersando por diversos locais, assim chegando à Hispânia (nome romano para a Península Ibérica).
Em 587, o Reino Visigótico declarou o Catolicismo como religião oficial e aqueles que não a seguiam foram perdendo cada vez mais direitos.
Durante a Ibéria Islâmica, entre os séculos VIII e XI, os judeus tinham sua religião tolerada mediante pagamento de impostos. Esse foi um período áureo para esse povo na Península Ibérica, havendo um florescimento intelectual e religioso.
No entanto, a situação começou a piorar nos séculos XI e XII, com as dinastias islâmicas dos almorávidas e almóadas, mais intolerantes religios e a intensificação da Reconquista, a retomada das terras islâmicas pelos reinos cristãos ibéricos. Os cristãos não eram tolerantes aos judeus e muitos deles foram forçados a se converter ao Cristianismo, ficando conhecidos como cristãos-novos ou marranos.
Os sefarditas foram responsáveis por boa parte do desenvolvimento da Cabala medieval e muitos rabinos sefarditas escreveram importantes tratados judaicos que são usados até hoje em tratados e em estudos importantes.
Na década de 1490, Espanha e Portugal decretaram a conversão forçada dos judeus que viviam em seus territórios e a expulsão daqueles que recusassem. Grande parte da comunidade judaica ibérica escolheu por emigrar, tendo como destinos o Norte de África, o Império Otomano, outras partes da Europa Ocidental e Meridional e as colônias espanholas e portuguesas na América.
Na Europa Central e Meridional, os sefarditas mantinham sua cultura e língua e muitos se adaptaram bem à cultura dos locais em que se fixaram. Grandes empresas foram fundadas por eles, ficando famosas em todo o mundo. Além disso, muitos adquiriram grandes fortunas.
Os sefarditas que se fixaram no Norte da África e Império Otomano durante séculos viveram em relativa paz com os governantes e população. Eram tratados como cidadãos de segunda classe, mas tinham sua religião tolerada e podiam participar do comércio. Além disso, eram mais receptivos à modernidade do que as comunidades asquenazes.
Na América Latina, os sefarditas evitavam serem reconhecidos pela Inquisição e, para isso, convertiam-se ao Cristianismo. Dessa forma, milhões de latino-americanos possuem, sem saber, alguma ancestralidade judaica.
Na Península Ibérica, pouquíssimas comunidades judaicas sobreviveram ao longo do tempo e precisaram permanecer escondidas, como o caso dos judeus de Belmonte, na região portuguesa da Beira Baixa, que só foram descobertos no século XX.
Os judeus sefarditas que viviam na Europa sofreram o mesmo destino dos demais, e a maioria morreu no Holocausto.
Após a criação do Estado de Israel, nas décadas de 1950 e 1960 muitos judeus dos países árabes se estabeleceram em Israel, onde formam hoje um importante segmento da população.
O termo sefardita é frequentemente utilizado em Israel hoje para referir os judeus oriundos do Norte de África. No entanto, é um erro chamar todos eles de tal forma, pois os judeus mais antigos destes países assim como no oriente médio são chamados de mizrahim (do hebraico Mizrach, “Oriente”).
O QUE A GENÉTICA DIZ SOBRE O OS JUDEUS SEFARDITAS ELES SÃO PURAMENTE JUDEUS OU POSSUEM MISTURAS GENÉTICAS COM EUROPEUS DA IBÉRIA?
Os judeus sefarditas assim como os seus irmãos os judeus Asquenazes ambos possuem mestiçagem com europeus no caso dos sefarditas eles possuem misturas com os da terra de sefarad que é Portugal e espanha, Estudos genéticos apontam que a ancestralidade e genética dos sefarditas, assim como a dos asquenazes, é uma mistura entre um componente levantino e um componente europeu.
O QUE SIGNIFICA SEFARDITA ?
O termo sefardita é um termo que tem o significado de Ibéria ou até mesmo Espanha Portugal Península ibérica Sefarad era como os judeus Chamavam a região de Portugal e Espanha e os Árabes que dominaram no passado por 800 anos Chamavam a Península Ibérica de Al Andalus mais comumente Andaluzia os judeus se chamam assim por causa que vieram dessa região apesar de serem judeus tem uma origem espanca e portuguesa,
0 comentário