Amon em ( Amonita : Amān ; hebraico :  ʻAmmōn ; árabe :, romanizado : ʻAmmūn ) foi uma antiga nação de língua semítica que ocupava o leste do rio Jordão , entre os vales das torrentes de Arnon e Jabok , na atual Jordânia . A principal cidade do país era Rabbah ou Rabbat Ammon , local da moderna cidade de Amã , capital da Jordânia.Milcom e Molech são nomeados na Bíblia Hebraica como os deuses de Amon. As pessoas deste reino são chamadas de ” Filhos de Amon ou Amonitas

HISTÓRIA DOS AMONITAS

Os amonitas ocuparam o norte do Planalto Central da Transjordânia desde a última parte do segundo milênio aC até pelo menos o século II dC. Amon manteve sua independência do Império Neo-Assírio (séculos 10 a 7 aC) pagando tributo aos reis assírios em uma época em que esse império invadia ou conquistava reinos próximos. O Monólito Kurkh lista o exército do rei amonita Baasha ben Ruhubi lutando ao lado de Acabe de Israel e aliados sírios contra Shalmaneser III na Batalha de Qarqar em 853 aC, possivelmente como vassalos de Hadadezer , o rei arameu de Damasco . Em 734 aC, o rei amonita Sanipu era um vassalo de Tiglate-Pileser IIIda Assíria, e o sucessor de Sanipu, Pudu-ilu, ocupou a mesma posição sob Senaqueribe ( r.  705–681 ) e Esarhaddon ( r.  681–669 ). Existe uma lista de tributos assírios desse período, mostrando que Amon pagou um quinto do tributo de Judá.

Um pouco mais tarde, o rei amonita Aminadab I ( fl.   650 AC ) estava entre os tributários que sofreram no decorrer da grande campanha árabe de Assurbanipal . Outros reis atestados em fontes contemporâneas são Barachel (atestado em vários selos contemporâneos ) e Hissalel – Hissalel reinou por volta de 620 aC e é mencionado em uma inscrição em uma garrafa de bronze encontrada em Tel Siran, na atual Amã , ao longo de com seu filho, o rei Aminadab II , que reinou por volta de 600 aC.

A arqueologia e a história indicam que Amon floresceu durante o período do Império Neobabilônico (626 a 539 AEC). Isso contradiz a visão, dominante por décadas, de que a Transjordânia foi destruída por Nabucodonosor II ou sofreu um rápido declínio após a destruição de Judá por aquele rei. Evidências mais recentes sugerem que Amon teve continuidade desde o período neobabilônico até o período persa de 550 a 330 aC.

Nos relatos do Primeiro Livro dos Macabeus , os amonitas e suas tribos vizinhas são notados por terem resistido ao renascimento do poder judaico sob Judas Macabeu no período de 167 a 160 aC. A dinastia Hyrcanus fundou Qasr Al Abd , e era descendente da dinastia selêucida Tobiad de Tobiah , a quem Neemias menciona no século 5 aC como um amonita (ii. 19) do distrito leste da Jordânia.A última notícia sobre os amonitas ocorre no Diálogo de Justino Mártir com Trypho (§ 119), no segundo século EC; Justin afirma que eles ainda eram um povo numeroso.

Moça descendente direta dos Amonitas ou dos moabitas e edomitas

ORIGEM BÍBLICA DOS AMONITAS

A primeira menção dos amonitas na Bíblia Hebraica está em Gênesis 19:37-38 . Afirma-se lá que eles descendem de Ben-Ammi , um filho de Ló com sua filha mais nova que conspirou com a irmã dela para intoxicar Ló e, em seu estado de embriaguez, ter relações sexuais com ele para engravidar.  Ben-Ammi significa literalmente ” filho do meu povo “. Após a destruição de Sodoma e Gomorra , a conspiração das filhas de Ló resultou em conceber e dar à luz Amon e seu meio-irmão, Moab .. Essa narrativa tem sido tradicionalmente considerada um fato literal; mas agora é geralmente interpretado como registrando uma ironia popular grosseira pela qual os israelitas expressaram sua aversão à moralidade dos moabitas e amonitas. Duvidou-se, no entanto, se os israelitas teriam dirigido tal ironia ao próprio Ló.

Os amonitas se estabeleceram a leste do Jordão, invadindo as terras dos refains a leste do Jordão, entre o Jaboque e o Arnom , desapropriando-os e morando em seu lugar. Seu território originalmente compreendia tudo desde o Jordão até o deserto, e desde o rio Jaboque ao sul até o rio Arnom. Foi considerada uma terra de gigantes; e que gigantes anteriormente habitavam nela, a quem os amonitas chamavam Zamzummim.

Pouco antes do êxodo israelita , os amorreus a oeste da Jordânia, sob o rei Siom , invadiram e ocuparam grande parte do território de Moabe e Amon . Os amonitas foram expulsos das terras ricas perto do Jordão e recuaram para as montanhas e vales a leste. A invasão dos amorreus criou uma cunha e separou os dois reinos de Amon e Moabe.

Ao longo da Bíblia, os amonitas e os israelitas são retratados como antagonistas mútuos. Durante o Êxodo, os israelitas foram proibidos pelos amonitas de passar por suas terras. Os amonitas logo se aliaram a Eglom de Moabe para atacar Israel.

Os amonitas mantiveram sua reivindicação de parte da Transjordânia , depois que ela foi ocupada pelos israelitas que a obtiveram de Sihon . Durante os dias de Jefté , os amonitas ocuparam as terras a leste do rio Jordão e começaram a invadir as terras israelitas a oeste do rio. Jefté tornou-se o líder na resistência a essas incursões.

A perseguição constante das comunidades israelitas a leste do Jordão pelos amonitas foi o ímpeto por trás da unificação das tribos sob Saul . O rei Nahash de Ammon ( c.  1010 – 990 aC) sitiou Jabesh-Gilead . Nahash aparece abruptamente como o atacante de Jabesh-Gilead , que ficava fora do território que ele reivindicou. Tendo submetido os ocupantes a um cerco , a população buscou termos de rendição , e foi informada por Nahash que eles tinham a opção de morrer (pela espada) ou ter o olho direito arrancado. A população obteve sete dias de graça de Nahash, durante os quais eles teriam permissão para buscar ajuda doisraelitas , após o que teriam de se submeter aos termos da rendição. Os ocupantes buscaram ajuda do povo de Israel, enviando mensageiros por todo o território, e Saul , um pastor nesta época, respondeu levantando um exército que derrotou decisivamente Naás e suas coortes em Bezeque .

denunciada pelo profeta Amós e sua destruição (com seu retorno no futuro) por Jeremias ; Ezequiel ;  e Sofonias . O assassinato de Gedalias foi um ato covarde. Eles podem ter recuperado seu antigo território quando Tiglate-Pileser levou os israelitas a leste do Jordão para o cativeiro.

Tobias, o amonita, uniu-se a Sambalate para se opor a Neemias, e sua oposição aos judeus não cessou com o estabelecimento deste último na Judéia.

Os amonitas representavam um sério problema para os fariseus porque muitos casamentos entre homens israelitas e mulheres amonitas (e moabitas) haviam ocorrido nos dias de Neemias . Os homens haviam se casado com mulheres de várias nações sem conversão, o que tornava os filhos não judeus. Eles também se juntaram aos sírios em suas guerras com os Macabeus e foram derrotados por Judas.Os “filhos de Amon” estariam sujeitos a Israel durante o tempo do governo do Messias de acordo com o profeta Isaías ( 11:14 ). O livro de Sofoniasafirma que “Moabe certamente será como Sodoma, e os filhos de Amon como Gomorra – Solo coberto de ervas daninhas e cheio de minas de sal, e uma desolação permanente.” ( 2:9 ).

LÍNGUA DOS AMONITAS

A LÍNGUA dos amonitas era uma língua bem semelhante ao antigo Aramaico com influências fortes das línguas cananeias e era portanto uma língua mista do Aramaico antigo e Fenício, chamada de amonita ,

 

 

 

 

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