AS ORIGENS DO CASAMENTO BÍBLICO SEMÍTICO,
No oriente médio existia uma variedade de diferentes práticas de casamento. Os tipos de casamento mais comuns e reconhecidos nesta época consistiam em: casamento por acordo tradicional, casamento por captura, casamento por mahr, casamento por herança e mutah ou casamento temporário.
CASAMENTO POR ACORDO
A razão dos casamentos intertribais era garantir a proteção e a posse dos filhos que o casal produziria. As mulheres em alguns casamentos intertribais tinham mais liberdade e mantinham o direito de despedir ou divorciar-se dos seus maridos a qualquer momento. As mulheres tinham rituais precisos que usavam para avisar os maridos da demissão, como este: “se moravam em barraca viravam-na, de modo que se a porta dava para o leste, agora ficasse para o oeste, e quando o homem visse isso , ele sabia que estava dispensado e não entrou”.
CASAMENTO PADRÃO POR TRADIÇÃO
O casamento por Mahr era a prática de casamento padrão. Esses casamentos consistiam no pagamento de uma quantia pelo noivo ou pai do noivo à noiva, indicando que ele é capaz de sustentá-la financeiramente após o casamento. ” Mahr “, para casar com eles. Mahr é muito importante no casamento islâmico. Allah usou a palavra “faridah” para isso. Significa algo fixo, decidido e obrigatório.
CASAMENTO POR CAPTURA
muitas vezes ocorrido em tempos de guerra, o casamento por captura ocorria quando as mulheres eram levadas cativas por homens de outras tribos e colocadas no mercado de escravos de Meca . Do mercado de escravos, essas mulheres eram vendidas para casamento ou escravatura. Nos casamentos cativos, os homens compravam as suas esposas e, portanto, tinham total controle sobre elas. As mulheres nesses casamentos não tinham liberdade e eram obrigadas a seguir as ordens do marido e a ter filhos. Estas mulheres tornaram-se propriedade dos seus maridos e não tinham direito ao divórcio.
CASAMENTO PRIMORDIAL SEGUNDO AS LEIS MESOPOTÂMICAS SEMITAS
AS TABUAS DE NUZI, O CÓDIGO DE LIPIT ISHTAR, leis assírias,a lei de eshnuma,
Elas falam dos mesmos acontecimentos envolvendo Abraão Sara e agar além disso tem citam os mesmos acontecimentos e leis as quais envolvem as passagens bíblicas e atitudes as quais os personagens tomaram ou seja seguiam as leis e tradições da Mesopotâmia,
A IDEIA SIMBÓLICA DO CASAMENTO
Na simbologia os Semitas viam o homem como um pincel e a mulher como uma folha é quando os dois se relacionavam pela primeira vez o homem assinava o contrato, O casamento foi a primeira instituição de Deus na terra o próprio Deus casou Adão com Eva não existia contratos feitos por escrita apesar de posteriormente bem posteriormente eles surgiram porém na antiguidade mesmo não existiam,
0 comentário