SANSÃO foi o último dos juízes antigos israelitas mencionado no livro dos juízes (capítulos 13 a 16) e um dos últimos líderes que “julgaram” Israel antes da instituição da monarquia
A HISTÓRIA DE SANSÃO
O relato bíblico afirma que Sansão era um nazireu , e que lhe foi dada imensa força para ajudá-lo contra seus inimigos e permitir-lhe realizar feitos sobre humana incluindo matar um leão com as próprias mãos e massacrar um exército inteiro de filiateus usando apenas a queixada de um burro. No entanto, se os cabelos longos de Sansão fossem cortados, seu voto de nazireu seria violado e ele perderia as forças.
Sansão é traído por sua amante Dalila, que, enviada pelos oficiais Filisteus para seduzi-lo, ordena a um servo que corte seu cabelo enquanto ele dorme e o entrega aos seus inimigos filisteus, que arrancam seus olhos e o forçam para moer grãos num moinho em Gaza, Enquanto estava lá, seu cabelo começou a crescer novamente. Quando os filisteus levam Sansão para o seu templo de Dagom, Sansão pede para descansar encostado em um dos pilares de sustentação. Depois de receber permissão, ele ora a Deus e milagrosamente recupera suas forças, permitindo-lhe derrubar as colunas, destruindo o templo e matando a si mesmo e a todos os filisteus. Em algumas tra Acredita-se que Sansão tenha sido enterrado em zorá em Israel, com vista para o vale de sorek (também considerado seu local de nascimento).
NARRATIVA BIOGRÁFICA DE SANSÃO
De acordo com o relato do Livro dos Juízes , Sansão viveu durante uma época de repetidos conflitos entre Israel e a Filístia , quando Deus estava disciplinando os israelitas, entregando-os “nas mãos dos filisteus “. Manoá era um israelita de Zorá , descendente dos danitas (SANSÃO ERA PORTANTO UM DESCENDENTE DA TRIBO DE DÃ,)e sua esposa não conseguiu conceber. O Anjo do Senhor aparece à esposa de Manoá e proclama que o casal logo teria um filho que começaria a libertar os israelitas dos filisteus.
O Anjo do Senhor afirma que a esposa de Manoá deveria se abster de todas as bebidas alcoólicas e alimentos impuros , e seu filho prometido não deveria fazer a barba ou cortar o cabelo. Ele seria nazireu desde o nascimento. No antigo Israel, aqueles que desejassem dedicar-se especialmente a Deus por algum tempo podiam fazer um voto nazireu que incluía abster-se de vinho e bebidas espirituosas, não cortar o cabelo nem fazer a barba, e outros requisitos. A esposa de Manoá acredita no Anjo do Senhor; o marido dela não estava presente, então ele ora e pede a Deus que envie mais uma vez o mensageiro para ensiná-los a criar o menino que vai nascer.
Após o retorno do Anjo do Senhor, Manoá lhe pergunta seu nome, mas ele diz: “Por que você pergunta meu nome? Está além da compreensão.” Manoá então prepara um sacrifício, mas o Anjo do Senhor só permitirá que seja para Deus. Ele o toca com seu cajado, envolvendo-o milagrosamente em chamas, e então sobe ao céu no fogo. Esta é uma evidência tão dramática da natureza do Mensageiro que Manoá teme pela sua vida, uma vez que foi dito que ninguém poderia viver depois de ver Deus. Contudo, sua esposa o convence de que, se Deus planejasse matá-los, ele nunca teria revelado tais coisas a eles. No devido tempo, nasce seu filho Sansão, que é criado de acordo com as instruções do anjo.
Sansão se casa com uma mulher filisteia apesar de seus pais repudiaram sua atitude visto que semitas casam apenas com semitas,
SANSÃO MATA UM LEÃO
Segundo o relato bíblico, Sansão é repetidamente dominado pelo “ Espírito do Senhor ”, que o abençoa com imensa força. O primeiro exemplo disso é visto quando Sansão está a caminho para pedir a mão da mulher filisteia em casamento, quando é atacado por um leão. Ele simplesmente o agarra e rasga, à medida que o espírito de Deus o capacita divinamente.
SANSÃO MATA MIL FILISTEUS
15. Ao ver a carcaça de um jumento, imediatamente pegou a queixada do animal e com ela matou mil homens.
16. Então bradou: “Com uma queixada de jumento eu os amontoei. Com uma queixada de jumento abati mil homens!”
17. Quando parou de bradar, jogou fora a queixada; e aquele local passou a ser conhecido como Ramat Lehi, Colina da Queixada.
18. Sentindo grande sede, Sansão clamou a Yahweh dizendo: “Foste tu, ó SENHOR, que alcançaste esta maravilhosa vitória pela mão do teu servo, mas será que agora terei de morrer de sede e cair nas mãos dos incircuncisos?”
(Juízes, 15)
O SIGNIFICADO DO NOME SANSÃO
Sansão e um nome de origem hebraico Fenícia, e significa Sol simplesmente pequeno sol ,
A MORTE DE SANSÃO
Um dia, os líderes filisteus reúnem-se num templo para um sacrifício religioso a dagom , uma das suas divindades mais importantes, por ter entregado Sansão nas suas mãos. Eles convocam Sansão para que as pessoas possam vê-lo se apresentar para eles. O templo está tão lotado que as pessoas até sobem no telhado para assistir – e todos os governantes de todo o governo da Filístia também se reuniram lá, cerca de 3.000 pessoas ao todo. Sansão é levado ao templo e pede a seus captores que o deixem encostar-se nos pilares de sustentação para descansar. No entanto, enquanto estava na prisão, seu cabelo começou a crescer novamente. Ele ora pedindo forças e Deus lhe dá forças para quebrar os pilares, fazendo com que o templo desmorone, matando ele e as pessoas lá dentro.
Após sua morte, a família de Sansão recuperou seu corpo dos escombros e o enterrou perto do túmulo de seu pai Manoá. Uma estrutura de tumba que alguns atribuem a Sansão e seu pai fica no topo da montanha em tel tsoraembora uma tradição separada transmitida pelo viajante isacc chelo em 1334 alegue que Sansão foi enterrado no monumento conhecido como al-Jārib em Sheikh Abū Mezār , uma vila (agora em ruínas) localizada perto de tel beit shemesh Perto da aldeia costumava ser mostrada uma rocha talhada, conhecida como Qal’at al-mafrazah, em cujo topo e laterais estão extraídas diferentes impressões e que se pensa ser o altar construído por Manoá. Na conclusão de Juízes 16, é dito que Sansão “julgou” Israel por vinte anos.
0 comentário